A Sol é um chatbot desenvolvido pela ONBOARD para digitalizar a recarga e o agendamento de atendimentos presenciais para pessoas idosas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Qual era o desafio?
NOVO CANAL. Criar um novo canal de agendamentos de atendimentos presenciais para validação de benefício de idosos. O objetivo era diminuir a demanda via telefone, bastante custosa.
Qual a solução?
CHATBOT. A chatbot Sol foi criada no Facebook com linguagem simples, direta e próxima da realidade do cliente. Os agendamentos são intuitivos e constantemente otimizados.
Resultados
A Sol desmistificou a noção de que chatbots não serviriam para pessoas da terceira idade. Em pouco menos de 4 meses 25% dos agendamentos já são feitos pela Sol. Isso tem diminuído consideravelmente a dependência das centrais telefônicas, que por vezes não davam conta de todos os atendimentos.
Além disso, a página do Consórcio ÓTIMO no Facebook teve aumento de 31% no número de seguidores em 4 meses e o tempo médio de respostas caiu de 1 dia para imediato.
Antes, centrais telefônicas gastavam muito e não conseguiam atender a todos os clientes, agora há foco na eficiência e todos os clientes são atendidos de forma automatizada ou, quando necessário, por humanos.
Recursos utilizados:
Chatbot de atendimento e recarga no Facebook e Messenger.
Relatórios da operação, categorizados por assunto, frequência e satisfação.
A marca ÓTIMO aumentou significativamente sua presença no Facebook de forma orgânica. O canal digital tem sido bem avaliado, o que contribui para a percepção positiva sobre os serviços prestados, levando o relacionamento do ÓTIMO com seus clientes para a era digital.
Com uso de Inteligência Artificial a Sol está preparada para responder questões 24 horas por dia, com uso de respostas automáticas. Novas interações são apreendidas para torná-la cada vez mais inteligente e eficiente na solução de problemas e dúvidas.